Antigo
Conceito EV - 17-06-2012, 22:42
(#1)
TeTeuEx's Avatar
Since: Aug 2010
Bom estava eu estudando alguns artigos em outros sites,quando vejo um tal de EV=Valor esperado
Bom fiquei com duvidas enormes e resolvi postar aqui.
Sei que na hora do jogo vc vai jogar fazendo a rega x4 e x2
Vamos ver se entendi,esse conceito ve se ao longo prazo vc é lucrativo com uma determinada mão,e quando o EV for + devemos jogar com esta determinada mão ao longo prazo.

Mas é contra o oponente A,e como não jogamos todos os dias com o oponente A,jogamos contra o oponente B,Y,K,Z e etc.Então como vou saber se o meu EV é lucrativo(claro tirando mãos premiuns AA,KK,QQ,JJ,que são altamente lucrativas).
Pelo que li este conceito é mais pra cash game?

Estou querendo aprender sobre ICM tbm,mas primeiro tenho que entender outros conceitos então =)mãos a obra

Antigo
18-06-2012, 16:48
(#2)
tempolivre's Avatar
Since: Feb 2012
(Super Moderador)
Citar:
Postado originalmente por TeTeuEx Ver Post
Então como vou saber se o meu EV é lucrativo
Seu EV será positivo sempre que executar uma jogada que seja lucrativa. EV é expected value, que traduzindo é valor esperado. Quando você tem 70% de equidade em um pote de $10, você ficará com $7 fazendo a projeção dentro do longo prazo. O detalhe é que no poker ou ganhamos o pote, ou perdemos eu empatamos, não tem como levar apenas a parte que nos cabe.

Toda vez que você ganhar um pote de $10 com 70% de equidade, estará ganhando $3 que não são seus por expectativa. Quando perder este pote o vilão ficará com $7 que no longo prazo pertencem a você. Depois de MUITAS ocorrências iguais, a tendência é que o seu ganho (ou perda) aferido se aproxime cada vez mais do EV.

É assim a ação da variância. Exemplo:

Você participou de 50 potes de $10 com 70% de equidade e ficou com $300 destes potes.

Seu EV é de $350 (70% de $500)

O valor aferido é de $300

Isso nos indica que você ganhou $50 a menos do esperado nestas 50 jogadas.

No longo prazo (amostragens cada vez maiores) a tendência é de que o valor aferido se aproxime cada vez mais do EV.

Um professor de matemática pode te explicar melhor a respeito de estatística, variância e desvio padrão.

Só pra responder 2 questionamentos seus, a regra do x2 e x4 servem para descobrir se é lucrativo (+EV) pagar com algum draw e sim, também aplica-se EV em SnG e torneios.

.

Last edited by tempolivre; 18-06-2012 at 17:47..

Antigo
18-06-2012, 19:52
(#3)
TeTeuEx's Avatar
hmm,mas tem como aplicar ele diretamente no jogo,ou não é muito recomendado?

Antigo
19-06-2012, 00:34
(#4)
tempolivre's Avatar
(Super Moderador)
Ou não entendi o que você quer dizer ou você não entendeu o que escrevi. Você a todo momento está sujeito a ação da variância e em toda jogada existe um EV, independente da ação.

Antigo
19-06-2012, 01:16
(#5)
TeTeuEx's Avatar
Ahhhh no caso é pra ver ao longo prazo se é lucrativo a jogada isso?Pra um jogador regular que segue um padrão sempre isso é mais fundamental isso?.Mas tipo pra mim assim que eu estou no aprendizado e tbm não faco sempre a mesma jogada isso tem um variancia isso?Então pra eu ter um lucro ao longo prazo tenho que padronizar o meu estilo exato?

Antigo
19-06-2012, 13:28
(#6)
tempolivre's Avatar
(Super Moderador)
Para ter lucro no longo prazo você deve errar menos do que os jogadores que jogam contra você. Ganha mais quem erra menos.... erra menos quem estuda mais e consegue aplicar os conceitos que aprendeu na prática. Trabalhar o psicológico faz com que a gente aplique melhor o que estuda, conheça, assuma e trabalhe as nossas fraquezas e seja realista sobre a nossa real capacidade e conhecimento.

De resto, acho que você está está fazendo confusão do que seja variância. Relê o primeiro post que até exemplo tem.

Antigo
21-06-2012, 19:02
(#7)
Herculish's Avatar
Since: Apr 2012
Aproveitando esse tópico,

O EV é aplicado só de acordo com as cartas?

Por exemplo, eu estou no Big blind com 37o, todos foldam, e um jogador em MP dá raise (2BB),e eu dou call. O flop abre 2,4,8 (todos de naipe diferente), pelas minhas notas eu percebo que o jogador é tight passivo.

Um bet nesse caso poderia ser EV+ (ou seja, considerar a forma que o jogador joga para calcular o EV)

Antigo
21-06-2012, 19:26
(#8)
tempolivre's Avatar
(Super Moderador)
Toda jogada que tiver valor esperado positivo é +EV.

Vou colocar um exemplo melhor. Fazer a cbet contra um jogador fit or fold* é +EV por causa da FE (Fold equity). Sabemos que este jogador vai foldar ~2/3 das vezes e pagar ~1/3 das vezes, esta característiva deste jogador gera +EV para a gente e -EV para ele.

* Fit or Fold é um tipo de jogador que gosta de ver Flop mas nunca paga uma cbet se não acertar nada.

Antigo
22-06-2012, 00:44
(#9)
felipe1211's Avatar
Since: Nov 2010
Minha dúvida é saber como calcular essa equidade. No exemplo você diz : "se você ganhar um pote de $10 com 70% de equidade" ... como posso saber se estou com essa equidade de 70% nesse pote??

Antigo
22-06-2012, 01:00
(#10)
tempolivre's Avatar
(Super Moderador)
Para isso você tem dois caminhos... saber a mão do seu adversário ou estimar o mais preciso possível um range de mãos. Depois basta entrar com estes dados na [URL="http://www.intellipoker.com.br/articles/Calculadora-de-odds"]Calculadora de Odds[URL]

Na própria página da calculadora tem instruções e no link abaixo você encontra outro tutorial:

http://www.intellipoker.com.br/forum/showthread.php?519-Tutorial-avan%C3%A7ado-da-Calculadora-de-Odds