Antigo
Equívoco no curso!? - 30-12-2011, 03:01
(#1)
SLaKKing's Avatar
Since: Dec 2011
Estava estudando o curso e cheguei em uma parte que achei muito interessante, o cálculo de Outs e Odds. Segui a regra matemática como o artigo ensina e notei uma coisa fazendo meus próprios cálculos para ver se batia com os escritos (uma maneira de treinar estudando).

Curso intermediário -> Outs e Odds -> Odds do Pote -> Exemplo II

Está escrito assim: "Entretanto, de acordo com a tabela, as odds de ganhar a mão são 10:1."

Com a ajuda da Intellipoker aprendi a calcular e percebi que na verdade são 11:1 contra 6:1 das Odds do Pote e não 10:1 como está escrito lá.

Gostaria de pedir também ajuda em relação a tabela de Odds que tem lá no curso intermediário

Lá diz que se eu tenho 1 Out. Do Flop pro Turn eu tenho Odds de 45:1 e do Flop pro River 22:1

Segundo meus cálculos são 49:1 do Flop pro Turn e 24:1 do Flop pro River

[Probabilidade de Perda] / [Probabilidade de Ganho]

A do Flop pro Turn é x2 e do Flop pro River x4

Para 2 Outs também calculei diferente:

Do Flop pro Turn seria 24:1 e não 22:1 como está lá.

Para 5 Outs do Flop pro Turn seria 9:1 e não 8:1

Para 9 Outs do Flop para o River seria 1,7:1 e não 2:1, mas acho que ele arredondou.

Para 10 Outs do Flop para o River seia 1,5:1 e não 1,6:1, mas nesse caso são décimos a diferença, então não tem muito valor, mas os lá de cima são altos as diferenças.

Para 11 Outs do Flop para o River seria 1,2:1 e não 1,4:1

As demais Outs tem variancia de 0,1 à 0,2 para menos, lembrando que menos de 1 não conta pois não da pra ser 0,5 mão, rsrs.. (imagino eu que seja assim).

Gostaria de saber se essas minha observações estão corretas para poder ficar tranquilo sabendo que estou fazendo os cálculos certos, lembrando também que valeu muito como treino-prático fazer todos esses cálculos e reforçar que minha intenção em comentar sobre é puramente educativa já que no artigo fala para tentarmos decorar as principais Outs, aprendi muito e estou aprendendo mais ainda na IntelliPoker e digo com orgulho que sou aluno IntelliPoker.

Já que não tem nada na letra "I" do Glossário poderia acrescentar ITM? não o que significa essa sigla.

Abração à equipe!

Last edited by SLaKKing; 30-12-2011 at 03:08..

Antigo
30-12-2011, 04:05
(#2)
MystiDragon's Avatar
Since: Nov 2011
WhiteStar
sinceramente não entendi nada do que você postou, mas acho que alguém vai poder lhe ajudar.

Antigo
30-12-2011, 09:12
(#3)
crisinha02's Avatar
Since: Oct 2011
ChromeStar
Respondendo rápido, de tudo que vc postou só posso ajudar no ITM: Im The Money, ou seja, vc entrou na faixa de premiação.

Antigo
Thumbs up
30-12-2011, 12:31
(#4)
SLaKKing's Avatar
Ok, então deve ser In The Money, certo?

Vlw Brigadão!

Antigo
30-12-2011, 15:57
(#5)
xande_br's Avatar
Since: Jul 2011
(Coordenador)
Caraca .... perdi outro post gigante que fiz para responder aqui!!! Calma que vou fazer tudo de novo!

Antigo
30-12-2011, 17:17
(#6)
SLaKKing's Avatar
hehe.. Sem problema xande_br !

Aguardando...

Antigo
03-01-2012, 15:30
(#7)
xande_br's Avatar
Since: Jul 2011
(Coordenador)
Ok vamos lá, desculpe a demora!!

SlaKKing, você está certo e não está ao mesmo tempo ... quanto à divergência do exemplo II acho que precisamos corrigir isso e colocar ou 11 ou 10, acho melhor seguir na linha dos 11 que está na tabela uma vez que está é padronizada, mas, ambos os resultados podem ser considerados corretos.

O que acontece é que o número correto matematicamente é 10,49:1 e na tabela está arredondado para cima e no texto para baixo.

Perceba que a fórmula x2 e x4 serve para simplificar a vida na hora em que se está na mesa, mas como tudo que nos facilita, também não é a mais precisa.

Para que você entenda melhor, no exemplo dos 4 outs a porcentagem correta do turn para o river seria 8,7% e não os 8% resultante da forma simplificada.

Fiz um post sobre isso aqui no fórum explicando a forma matemática de cálculo e acredito que as diferenças que você encontrou é exclusivamente devida aos métodos utilizados e que são mais acentuadas com um número de outs pequeno e praticamente irrelevantes a partir dos 6 ou 7 outs.

link do post que eu fiz: http://www.intellipoker.com.br/forum...da-de-Pot-Odds

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre essas divergências fique à vontade para postar (pode ser nesse tópico que passei o link) e vou rever essa diferença do exemplo II que você alertou.

Obrigado e Parabéns por estar de fato levando os estudos a sério!

Antigo
03-01-2012, 16:59
(#8)
SLaKKing's Avatar
Sem problemas em relação a demora.

Obrigado por responder minhas observações e dúvidas, creio que desse modo consiguiremos tornar o forum muito mais dinâmico se todos cooperarem com informações.

Estou tentando me dedicar como posso com os estudos de poker, meu tempo é meio corrido por causa da faculdade, mas diariamente estou conseguindo um tempinho para o poker escrito.

Desde já agradeço o apoio e vou estudar o link que vc postou como resposta e terminar os Quizs aqui oferecidos. Assim como preciso de vcs, se precisar "tô" por aqui.

Vlw... Long Live Poker !