Antigo
Notas de jogadores - 25-02-2012, 16:10
(#1)
pedro.duraes's Avatar
Since: Aug 2011
Galera, em geral qual nota/classificação vc´s dão para os jogadores quando decidem faze-la

As minhas são
Limper profissional
Estratégico
Agressivo
Loose Agressive
Passivo

Essas notas são aquelas em que o jogador recebe uma determinada cor. Mais sugestões ?

Antigo
25-02-2012, 17:56
(#2)
Asgard_Sky's Avatar
Since: Apr 2011
Vc tem que basear as notas em posições também, um bom jogador pode ser tight em EP e Loose em MP e LP, só tome cuidado de ñ estar enganado com notas! Em que stakes vc joga para ter limper profissional?

Antigo
26-02-2012, 01:24
(#3)
pedro.duraes's Avatar
os limpers profissionais são geralmente no stg´s de até 1,50 (máximo que eu joguei ate o momento). Mas suas dicas foram boas...valeu

Antigo
26-02-2012, 16:33
(#4)
tempolivre's Avatar
Since: Feb 2012
(Super Moderador)
Legal o seu tópico Pedro. Nota é algo que muita gente não usa, mas ajuda demais na hora de tomar alguma decisão. Um exemplo prático que a gente vê em muito fórum:

NL10 - 6 Max

UTG - $11.40
MP - $6.50
CO - $16.40
BU - $9.70
SB - $7.80
BB - 13.60

Hero is CO with

fold, fold, Hero raise $0.40, BU Call, fold, fold

Flop ($0.95)

Hero bet $0.70, BU Call

Turn ($2.35)

Hero bet $1.60, BU raise $6.20, Hero ???

Este é o tipo de post que aparece muito em área de iniciantes em fóruns. O usuário posta esta mão e pergunta o que fazer. Existem 2 alternativas lógicas, que são o fold ou shove. Um call não é interessante pelo tamanho da stack do vilão e pelo fato do Hero não ter posição.

Apesar de ser um típico spot de Baluga**, como saber qual a melhor jogada do Hero? Utilizando das informações que dispomos do vilão, desde de saber o range de cold call do vilão a entender o que este raise no turn significa para este determinado vilão.

Se já vimos este vilão dar raise no turn com QJ num spot Jxxx sem draws, devemos colocá-lo All In na maior tranquilidade com uma mão do tipo TPTK.

Se não tivermos nenhuma informação, devemos foldar o nosso TPTK, Baluga** é uma linha muito forte.

Este é apenas um exemplo de como o uso de notes pode ser importante na nossa tomada de decisões, mas existem milhares de exemplos possíveis. Não vou alongar ainda mais falando como faço o uso das cores, mas deixo aqui a sintaxe de como utilizo o note escrito:

"data e variante" - "ação PF", "ação flop", "ação turn", "ação river" - "final"

02/12 NL50 - C MPxBB, Ch/C AQ2, Ch/C 6, Ch/C 8 - lose A7o

Este note me diz que em Fevereiro de 2012, jogando NL50, este vilão pagou um raise que eu fiz de MP com A7o na BB, e pagou 3 apostas de valor após acertar o A no flop, mesmo tendo um kicker muito baixo. (se interessar, posso falar mais sobre as abreviaturas que utilizo)

Depois de um tempo os vilões vão ficando com vários notes, daí é possível fazer resumos, já identificando melhor a maneira de jogar contra ele. O poker é um jogo de informações incompletas, então temos que nos munir com o máximo de info que conseguirmos observar nas mesas, e utilizando programas de estatísticas para nos ajudar nas tomadas de decisões.

__________________________________________________ _____

** Teorema de Baluga

De maneira simples, o teorema de Baluga diz que devemos reavaliar a força de nossa mão quando enfrentamos um raise no turn.

.

Last edited by tempolivre; 26-02-2012 at 17:05..

Antigo
26-02-2012, 20:06
(#5)
pedro.duraes's Avatar
Interessante suas notes tempo. Só fiquei em dúvida do Ch/C : seria check/check ?

vou passar a colocar a data que joguei também, o o tipo de jogo.

Acho que do jeito que eu colocava notes nos meus adversários não ficaria tão bom
ex :
#Apostou 4 BB´s com QA off - não larga o pote fácil com cartas altas
#Entra de limper muitas vezes a aposta absurdamente alto quando acerta alguma coisa.
#com AA deu somente call em todas as apostas
#costuma aumentar com cartas altas e entra de limper muitas vezes

Ou seja, da pra melhorar minhas notes...valeu

Antigo
27-02-2012, 00:52
(#6)
tempolivre's Avatar
(Super Moderador)
Citar:
pagou 3 apostas de valor após acertar o A no flop
Não tem como Ch/C ser Check/Check É Check/Call.... Deu Check e pagou uma aposta.

A gente podia começar tópico com um glossário dos termos mais usados no poker, vai ser MUITO útil quando o fórum tiver um maior movimento, e tenho certeza que terá. São termos e abreviaturas como B/F, B/C, CRAI, Vilão, Hero, Call Down, Probe Bet, Donkbet (DB), Perceived Range e etc....

Acho legal colocar informações como você menciona. É só tomas o cuidado de não achar que porque ele ele apenas pagou as apostas com AA, que ele sempre jogará o AA assim. Mas quando mais notes tiver, mais apuradas elas ficam.

Outra coisa legal a se observar é o padrão de apostas do vilão. Tem muita gente com tell de bet sizing.

Cara, se junta com a gente pra trocar umas idéias, já pretendo marcar algo para esta semana:

http://www.intellipoker.com.br/forum...tra-oficial%29

Antigo
22-03-2012, 20:46
(#7)
Asgard_Sky's Avatar
Sobre as notas vc coloca as mãos que vc ñ joga, as que chegaram no showdown? E esse resumo, se o vilão fizer uma coisa totalmente diferente o que vc coloca? valeu!

Antigo
24-03-2012, 02:43
(#8)
tempolivre's Avatar
(Super Moderador)
Asgard_Sky, na verdade eu jogo muitas mesas ao mesmo tempo, então deixo para fazer as notas quando paro de jogar, durante o tempo em que reviso as minhas sessões. Mas independente disso, acho importante fazer o máximo de notas que for possível, de qualquer situação que possa te dar alguma informação importante.

Sobre a sua segunda pergunta, anoto se ele adotar algum comportamento estranho e passo a observar. Não é porque num dia o vilão jogou de determinada maneira, que ele vá jogar sempre igual. Muitas coisas podem influenciar, como o seu estado de espírito, ter brigado com a namorada, se ele bebeu ou se realmente alterou algo em sua maneira de jogar. Por estes motivos acho importante sempre colocarmos data quando fazemos alguma nota, eu utilizo mês/ano.

Antigo
24-03-2012, 06:05
(#9)
xande_br's Avatar
Since: Jul 2011
(Coordenador)
Citar:
Postado originalmente por pedro.duraes Ver Post
Galera, em geral qual nota/classificação vc´s dão para os jogadores quando decidem faze-la

As minhas são
Limper profissional
Estratégico
Agressivo
Loose Agressive
Passivo

Essas notas são aquelas em que o jogador recebe uma determinada cor. Mais sugestões ?
Um comentário particular meu nesse tópico é de que precisa se tomar cuidado com:

- Fazer Notes sobre os jogadores
- Classificar os jogadores

Fazer notes sobre determinadas jogadas que um jogador executou, tells que você percebeu, etc é uma coisa importante (que eu particularmente como jogador falho muitas vezes em fazer) e que podem ser feitas de diversas maneiras. A que o tempolivre sugeriu ou utiliza é uma boa forma de fazer, porém, a distância entre ter anotações desse jogador e classificá-lo em uma das categorias de jogadores como algumas que você citou não é tão pequena ou simples.

É necessário ter um bom número de informações coletadas através dessas anotações para enfim tentar classificar o jogador.

Uma forma de acelerar a coleta dessas informações e que é um conselho que ouço de vários profissionais desde que eu comecei a jogar poker e que quase ninguém segue é: Não preste atenção apenas nas mãos em que você está envolvido e sim em todas as ações que estão acontecendo na mesa!

A questão note x classificação é mais complexa e envolve ainda outros dados e informações incompletas, mas certamente iniciar o hábito de anotar essas informações e buscar aprimorar essa pratica é um bom primeiro passo.

Boa sorte a todos!!

Antigo
03-05-2012, 21:48
(#10)
Asgard_Sky's Avatar
Aw tempo, se tiver como postar umas abreviaturas que vc usa fico agradecido, só sei algumas, seria bom pra dar uma agilizada nas notas! vlw