Home / Community / Fórum / APRENDIZADO / Dúvidas e Dicas para Iniciantes /

Dúvidas sobre equidade de uma mão utilizando software

Antigo
Dúvidas sobre equidade de uma mão utilizando software - 05-01-2016, 00:33
(#1)
Inc-Zra's Avatar
Since: Jan 2013
BronzeStar
Olá pessoal!

Atualmente adquiri um software para analisar detalhadamente meus push.

Bom, dei uma boa estudada antes em $ev e ChipEV e vi a importância disso.
É que quando faço o calculo se meu push foi correto de acordo com range, stack e etc, eu vejo lá que mesmo a mão estando no range correto do push, cada mão especifica tem uma equidade (varia entre +0.03 / +0.05 / +1.35 ....)
Então minha dúvida é o seguinte, para um regular, ele tem um EV especifico que ele usa? ou o calculo serve apenas para mostrar que aquela mão tem equidade, mas como é positiva o push foi correto.

Se alguém poder me ajudar ae agradecido, porque não achei nada na internet parecido.

Grande abraço

Antigo
05-01-2016, 09:08
(#2)
Lisong R.'s Avatar
Since: Jan 2012
(Moderador)
BronzeStar
Olá!

Esses valores (+0.03 / +0.05 / +1.35 ...) nada mais são que o EV das mãos. EV (expected value) é o quanto se espera de determinada mão levando-se em consideração o longo prazo.

Equidade, é um conceito matemático do poker que expressa a porcentagem de chances de vencer uma determinada mão em um determinado momento.

O software que analisa se o push foi correto ou não, leva em consideração, basicamente %range dos adversários, ICM (ou ChipEV), equidade da sua mão e fold equity para determinar se o jogada foi +EV ou -EV.

Antigo
05-01-2016, 09:35
(#3)
Inc-Zra's Avatar
BronzeStar
Então Lisong, essa parte eu saquei, mas ainda continua a dúvida se tem um EV especifico das mão em cada fase do torneio.
Exemplo, bom na parte intermediaria eu uso +0.05 + de EV das mãos, já na parte final que é bem importante cada roubo eu uso qualquer EV positivo. Então analisando desse jeito, minha curiosidade é, o quanto isso impacta no ROI.

Obrigado novamente

(Não é necessário e nem deve utilizar citação toda vez que for responder a alguém, principalmente quando seu post ficar logo abaixo da mensagem original. Procure não usar o texto original inteiro quando achar necessário fazer uma citação - feeh_lunardi)

Regras de Utilização do Fórum

Last edited by feeh_lunardi; 05-01-2016 at 16:53..

Antigo
05-01-2016, 10:39
(#4)
Lisong R.'s Avatar
Since: Jan 2012
(Moderador)
BronzeStar
Antes do ITM, acredito que seja melhor analisar a equidade das mãos em relação ao ranges dos adversários. Programas simples de equidades fazem isso, como PokerStove, ou a Calculadora de odds aqui da InteliPoker.

Se não me engano, o ev das mãos sempre vai ser o mesmo se for ChipEV, e altera se for por $EV. Recomendo dar um foco maior para o $EV, que é o ICM. Ele será muito importante quando já estivermos ITM.

Nesses links tem tópicos interessantes sobre ICM: https://www.intelipoker.com/forum/sh...Equidade-e-ICM

"na parte intermediaria eu uso +0.05 + de EV das mãos, já na parte final que é bem importante cada roubo eu uso qualquer EV positivo."

Te digo que não é tão simples assim, cada jogada deve ser analisada a parte. Principalmente no final dos torneios, onde o ICM será muito importante, o que faz com que utilizar qualquer mão que tenha EV positivo uma estratégia não muito boa.

Qualquer coisa basta dizer.

Antigo
05-01-2016, 13:28
(#5)
Inc-Zra's Avatar
BronzeStar
Obrigado Lisong novamente, tópicos que você passou eu tinha visto a um tempo atrás mas dei uma revisada novamente.

Sim eu vi na calculadora, que qdo é $ev o range fica mt mais apertado do que quando é chipev, onde se tme que arriscar mais.
Mas a dúvida seria a linha dessa EV de um ROI regular, porque mesmo eu tendo um volume pequeno de jogo, não ando nada feliz com meus resultados, por isso estou estudando atualmente mais que jogando.

Valeus

(Não é necessário e nem deve utilizar citação toda vez que for responder a alguém, principalmente quando seu post ficar logo abaixo da mensagem original. Procure não usar o texto original inteiro quando achar necessário fazer uma citação - feeh_lunardi)

Regras de Utilização do Fórum

Last edited by feeh_lunardi; 05-01-2016 at 16:53..