Home / Community / Fórum / GERAL / Jogando Conversa Fora /

O que devemos fazer para dar certo no Poker?

Antigo
O que devemos fazer para dar certo no Poker? - 25-07-2016, 13:47
(#1)
Lisong R.'s Avatar
Since: Jan 2012
(Moderador)
BronzeStar
E aí gente, tranquilo?

Bom, depois da interessante repercussão do primeiro tópico que fiz sobre o assunto de "Por quê muita gente não dá certo no Poker?", resolvi dar continuidade como uma espécie de série a respeito dos pontos cruciais ou pontos a serem trabalhados para o sucesso de um jogador de Poker.

Não sou nenhum dono da verdade e já digo de antemão que se sintam livres para discordar, argumentar ou simplesmente comentar a respeito desse texto.

Este é o segundo tópico da série sobre o assunto. Se não leu o primeiro, confere lá e aproveite para também deixar sua opinião sobre: "Por quê muita gente não dá certo no Poker?"

O que devemos fazer para dar certo no Poker?

Assim como no primeiro tópico da série, quero esclarecer algo sobre o que seria "dar certo" no poker. Na minha visão, "dar certo" no poker seria simplesmente conseguir cumprir seus objetivos no poker ao mesmo tempo que consegue conciliá-los a sua vida off-poker.

Se analisarmos os jogadores de maior destaque no poker, seja aqui na comunidade InteliPoker, seja no cenário nacional ou até mesmo no cenário internacional, iremos observar alguns padrões que sempre se repetem entre os jogadores que "dão certo". E aqui, gostaria de abordar a princípio, os padrões que percebo serem mais relevantes para determinar de fato quem dará certo no poker.

- Conheça muito bem a si mesmo.

Se conheça! Aprenda seus pontos fortes e fracos, seja duro mas acima de tudo, honesto consigo mesmo. Diagnostique de forma correta e precisa o que necessita ser melhorado, não perca tempo e trabalhe isso imediatamente. Conheça sua personalidade, saiba o que te motiva e o que te desmotiva, o que te alegra e o que te frustra, o que te inspira e o que te desestimula, o que te traz orgulho e o que te traz vergonha. Utilize esse conhecimento para maximizar sua produtividade.

- Comece devagar e seja consistente.

Por exemplo, se você é uma pessoa muito ansiosa por resultados, que não consegue ficar muito tempo parado, experimente se recompensar a cada X mãos/torneios jogados. Pode ser algo simples, como comer um doce a cada pequena etapa diária concluída. Ou se você é uma pessoa que gosta de sair, e não consegue ficar em casa enquanto seus amigos estão em uma festa, experimente estudar Poker antes de sair com eles. Por exemplo, a festa começa às 20:00hrs, se atrase 15 minutos ou 20 minutos e use esse tempo para estudar. O segredo é começar aos poucos, engatinhando. Ninguém come um prato de comida com uma garfada só. Dê pequenas mordidas, vá treinando, condicionando seu cérebro a fazer aquilo que imagina ser o melhor para você no longo prazo. O importante não é quem está em primeiro lugar na primeira rodada do campeonato, mas quem termina em primeiro lugar na última rodada.

- Conheça seus adversários.

Assim como se conhecer é importante, conhecer seu adversário é muito importante também. Saber o que seu adversário irá fazer antes mesmo dele imaginar que fará aquilo, nos dará uma vantagem muito grande. Se eu sei por exemplo que meu adversário faz muita cbet, eu posso explorar isso com um float. Se sei que meu adversário abre muito raise/fold, posso explorá-lo com 3bets. Aprenda sobre os melhores jogadores do seu limite/modalidade, estude seus pontos fortes e os incorpore ao seu jogo e também estude seus pontos fracos para preparar uma maneira para tirar proveito disso quando surgir a oportunidade. É como no futebol, onde se o time adversário é fraco na bola área e forte com a bola nos pés, vamos querer jogar mais tempo com a bola no ar, explorando cruzamentos e etc, assim como no MMA, onde se o adversário é forte no jogo de chão e fraco na trocação, vamos querer manter a luta o maior tempo possível em pé nos defendendo das quedas.

- Mude o modo como sua mente funciona, mergulhe naquele mundo.

Se você quer aprender outro idioma, o modo mais eficiente é ver filmes no idioma, escutar músicas no idioma, se cercar de pessoas que falam o idioma, escrever no idioma, ler textos naquele idioma, e até mesmo se pegar pensando e formulando frases na sua cabeça naquele idioma. É como um regime, se você não quer tomar refrigerante por exemplo, qual sentido tem em ter refrigerante na geladeira da sua casa? Se você quer ser bem sucedido em qualquer coisa que faça, se cerque de coisas que o ajudarão a cada dia estar mais perto do seu objetivo. Distrações são legais, mas apenas de vez em quando. Não se pegue jogando poker e mandando mensagens no WhatsApp, ou pior, mesmo longe do celular, ficar pensando se fulano(a) vai vizualizar sua mensagem e te responder. Mude essa mentalidade! Foque 100% no que estiver fazendo, com todas suas forças. Cada coisa no seu momento.

- Gestão de banca no Poker.

O poker se assemelha muito ao empreendedorismo, em vários aspectos. Quem já teve ou já gerenciou algum negócio por conta própria sabe disso. Vejo que muitas pessoas no Poker são até muito experientes, tem um jogo sólido, conseguem lucros consistentes no longo prazo e seguem uma gestão conservadora de banca, porém não dão tão certo no poker por causa desse detalhe. Vejo que grande parte dessas pessoas falham no quesito financeiro. Um empreendedor de sucesso, enxerga o dinheiro disponível como capital, e sabe que é necessário separar esse dinheiro para o negócio do seu dinheiro pessoal. No poker, trabalhamos com o dinheiro e precisamos administrá-lo bem para jogarmos de forma saudável, até mesmo psicologicamente falando. O tamanho da sua banca determina quais possibilidades você tem para multiplicar seu capital. Pode ser desde $25 ou $2 milhões de banca, os princípios são sempre os mesmos.

Talvez essa seja a lição mais difícil de se aprender, e que muitas vezes dói no próprio bolso. Separar capital de salário é crucial para o sucesso. E lembre-se sempre que seu salário mensal tem que ser muito menor do que os lucros obtidos no mesmo período, em ordem a manter a saúde do negócio. É como você trabalhando para uma empresa e ganhando por exemplo dois mil reais. Você acha que a empresa te pagaria esse valor se isso comprometesse o funcionamento dela? A empresa só te paga esse valor porque você gera no mínimo dez vezes mais em retorno para a empresa.

Se você quer ter o poker como profissão, se imagine como seu próprio patrão. Se você trabalhava 8 horas por dia para os outros, por quê você quer trabalhar menos que isso para você mesmo? Se você ganha menos do que gera para os outros, por quê queres sacar todo o lucro gerado no mês por você, ou as vezes até mesmo parte do capital?

Tem mais coisas a serem abordadas, mas deixarei para um próximo tópico. Esses foram os aspectos que acredito serem muito importantes para quem quer "dar certo" no poker e que observei no comportamento de quem de fato está dando certo no poker. Espero ver vocês discutirem sobre o assunto.

Vocês concordam ou discordam dos pontos aqui abordados? Na opinião de vocês, o que devemos fazer para dar certo no Poker?

Abraço!

Last edited by Lisong R.; 25-07-2016 at 15:09..

Antigo
26-07-2016, 00:34
(#2)
Jostone6's Avatar
Since: May 2013
Isso é uma pergunta que eu muitas vezes me pergunto e não consigo responder.
Embora que a expressão "dar certo" é dificil mensurar. Um certo nivel de resultados pode significar "dar certo" pra uns, mas não pra outros.

Exemplos brasileiros, grandes nomes que jogam o circuito mundial, mas, não ganham um EPT ou um high roller.
Alguns podem dizer: "ah, mas não tem quase ninguem que suporte o buy-in desses eventos".
Tem alguns, eu acho que tem gente que tem o buy-in, mas não joga e tem outros que jogam, mas não cravam.

Enquanto isso, alguns nomes surgem do nada e vão cravando tudo, igual o fenômeno, Fedor Holz.

O Adrian Mateos também surgiu do nada, cravou um evento grande em 2013, depois cravou um WSOP Europe em 2013 tb, 2014 não teve grandes resultados, ano passado ganhou ME EPT monte carlo, agora pegou bracelete, o cara vem em ascensão constante.

O Dzmitry Urbanovich começou em 2013 tb, mas sem ganhar nada, só pegando uns itm, 2014 só pegando uns itm, em 2015 boom, saiu cravando tudo e continua pegando FT nos high roller direto.

O dario samartino, acho que talvez um pouco diferente, começou em 2009, jogando eventos live de $1k ou $2k, mas sempre presente nesses torneios na europa até em que 2015, boom, 2 ft de super high roller, uma nota.

Quer dizer, eu poderia citar dezenas de nomes que tiveram uma ascensão constante no poker mundial... porém, eu poderia citar dezenas de nomes também que tiveram o "big hit", mas sumiram, não vemos mais esses nomes figurando em final tables ao redor do mundo.

Então é preciso saber o que é "dar certo" no poker primeiro.
Tem jogadores que ganham 1milhão e não sobem mais do que isso, continuam jogando, mas não pega mais nada.
Deu certo? Ué, pra mim deu, ganhou 1milhão tá sossegado na vida... eu acho.
Tem outros que pegam o primeiro milhão e transformam em mais e mais milhões.

Será que ganhar 10k num torneio no pokerstars é dar certo? eu acho que não.
e 100k? também acho que não. Mas pra alguns pode ser que sim, porque poxa, com 100k você consegue ir a Vegas, joga varios eventos, vai pros EPTs, se conseguir ficar patinando nesse valor, ficando breakeven, pode-se dizer que deu certo. A pessoa tá sossegada, viajando, jogando os eventos, grindando online sossegado.

Mas pra mim não seria o bastante, é dificil dizer até o que seria "o bastante". Eu queria ter bankroll pra jogar os super high roller, os torneios de 50k, 100k, ganhar esses eventos, figurar ali no top10 all time money list. Eu não sei se todo jogador de poker quer chegar ali, então eu acho que vai muito de qual objetivo a pessoa tem no poker.

Tem muitos jogadores que jogam a anos, seila, 16 anos, 20 anos e ainda não atingiram seu objetivo. Poxa, e muito provavelmente são bons jogadores, estudam, dão sangue nas mesas, mas os resultados não aparecem. Aí é sick.
Pode perguntar para os melhores, o que precisa ser feito, eles vão dizer várias coisas e esses jogadores que tentam a anos, vão dizer que fazem tudo... então, qual é o motivo de ainda não ter alcançado? Ninguem sabe, talvez.

Mas assim, pra nossa realidade, pegar até mesmo a galera de sucesso aqui da intelipoker, que eu acho que deve ter aí por volta de seus 50k de ganhos, cravando até big55 ou pegando ft de big109 ou retinha final de sunday million... acho que a resposta seria consistência. Grinda praticamente todo dia, estuda, estuda os outros, se estuda, se cobra e trabalha, com trabalho o resultado aparece.
É tipo, promessa de ano novo, dia 1jan, pessoa fala: "vou jogar meu melhor poker pelos proximos 365 dias, trabalhar mesmo, estudar, levar a serio, é só isso que importa".

Eu acho que o resultado vai aparecer.

...
Problema é que o resultado pode não aparecer, aí eu já não sei de mais nada...

Antigo
26-07-2016, 08:32
(#3)
zuubu's Avatar
Since: Oct 2015
Lisong mestre, ganhei o tickt pro te big bang, rsrs, estou muito feliz consegui através da liga open, agr a meta não é chegar em itm, e sim estudar, me estudar, estudar os advesários, chegar em itm está fora do meu alcance, pois eu posso dizer que vou estudar para isso, mas nada é garantido neh... Fiz como o mestre falou, fui foldando AA, QQ... fui ve o flop 4cartas do msm naipe... o AA me tiraria o the big bang dnv... agradeço a vc aos seus ensinamentos.. Que abriu minha visão com praticamente uma aula que tive...

Antigo
26-07-2016, 11:24
(#4)
Lisong R.'s Avatar
Since: Jan 2012
(Moderador)
BronzeStar
E aí @Jostone6, tranquilo?

Bom, como disse no tópico, na minha visão, "dar certo" no poker seria simplesmente conseguir cumprir seus objetivos no poker ao mesmo tempo que consegue conciliá-los a sua vida off-poker.

Big hit é apenas consequência de um longo e árduo trabalho. Também não acredito que quem crava algum torneio grande isolado "deu certo" no poker, mas acredito que alguém que consegue jogar 10 mil torneios e ficar lucrativo pode se considerar alguém que deu certo no poker, seja talvez até mesmo jogando poker por hobby.

Você está focando muito em uma resposta mais concreta quando a questão é mais subjetiva. Estás a citar grandes resultados, porque realmente são eles que vislumbram a galera, mas vejo que como você mesmo disse, a consistência é a chave. Existem jogadores de Cash que lucram aí em torno de $5K mês tranquilo e ninguém ouve falar deles. Aprovação social (fama) é apenas um dos meios de se medir o sucesso de alguém, não o único.

É só inverter. Se o poker não movimentasse dinheiro e nem trouxesse fama, como se mediria o sucesso de alguém? Se você consegue cumprir seus objetivos no poker, por menores que sejam, e ao mesmo tempo conseguir viver sua vida real (ao contrário do vício), já acredito ser considerado dar certo. Você pode dar certo em um emprego e querer uma promoção, é completamente normal do ser humano ser ambicioso, mas não quer dizer que só dá certo no emprego quem consegue uma promoção, entende? É como um relacionamento, existem vários que dão certo e outros que não dão certo, e são pequenos detalhes que contribuem para um resultado ou outro.

Bacana @zuubu, se dedique cada vez mais que consegues ir longe no Big Bang. Vamo que vamo!

Last edited by Lisong R.; 26-07-2016 at 11:33..

Antigo
17-08-2016, 20:17
(#5)
Macimm's Avatar
Since: Nov 2012
Belo post Lisong. Obrigado por compartilhar. Estava precisando dessas sábias palavras que serve como um estímulo para seguir nessa difícil missão de dar certo no poker.
Valeu amigo e sucesso.

Antigo
01-12-2016, 14:53
(#6)
twiyPRO's Avatar
Since: Jun 2015
Esse tópico é tão bom que não serve somente para o poker.

Parabéns pelo texto, muito bem elaborado!

Antigo
07-12-2016, 03:53
(#7)
horayna120's Avatar
Since: Nov 2016
WhiteStar
gosto muito de toda a estrutura do intelipoker e da pokerstars
parabens

Antigo
07-12-2016, 08:06
(#8)
feeh_lunardi's Avatar
Since: Jul 2014
(Moderador)
Olá @horayna120,

vejo que é o seu primeiro post no nosso fórum. Seja bem vindo na InteliPoker, espero que possamos ajudar a desenvolver o seu jogo.

Você pode se apresentar no tópico de Novos Membros para que possamos te conhecer melhor.

Seja bem vindo!!!

Antigo
21-12-2016, 00:04
(#9)
@Petterson96's Avatar
Since: Oct 2016
BronzeStar
minha meta para 2017 é começar a cravar torneios, cansado de chegar nas mesas semifinais e cair, quero me tornar lucrativo..

Antigo
21-12-2016, 08:20
(#10)
feeh_lunardi's Avatar
Since: Jul 2014
(Moderador)
Olá @@Petterson96,

Acredito que seu post seja referente a promoção Metas de Poker 2017, para participar da mesma é necessário fazer um post na página da promoção, Clique Aqui para fazer seu post.

Aproveitando, vejo que é o seu primeiro post no nosso fórum. Seja bem vindo na InteliPoker, espero que possamos ajudar a desenvolver o seu jogo.

Você pode se apresentar no tópico de Novos Membros para que possamos te conhecer melhor.

Seja bem vindo!!!