Antigo
Dúvida de Pot Odds - 04-11-2011, 20:07
(#1)
Asgard_Sky's Avatar
Since: Apr 2011
No curso intermediário diz que se as POT ODDS são mais baixas que as ODDS vc deve desistir da mão, isso a longo prazo! Esse conceito se refere as ODDS IMPLICITAS??
Outra pergunta é que nas probabilidades de acertar um draw na próxima carta é vezes 2 e para o turn e river é vezes 4 isso pq no HOLD EM vc tem 2 cartas nas mãos certo!!!
Então no Omaha essa conta seria o dobro pq vc joga com 4 cartas nas mãos??
Queria muito saber isso pq é essencial a longo prazo e desculpem pela encheção de saco!!
Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Antigo
05-11-2011, 16:29
(#2)
xande_br's Avatar
Since: Jul 2011
(Coordenador)
Cara esse é realmente um ponto muito importante para ser entendido e realmente é um conceito que faz a diferença no seu jogo. Vou tentar explicar da forma mais simples possível aqui e acho que logo que lançarmos os nossos treinamentos ao vivo será um ponto que vamos pedir para os instrutores trabalharem bastante.

Antes de mais nada, vamos deixar o Omaha de lado, e essa fórmula de cálculo de odds e pot odds se aplicam ao Texas Holde'm. A matemática do Omaha é diferente e futuramente teremos um curso específico para essa modalidade.

Então a primeira coisa que você precisa é entender que na sua jogada você precisa ter claros os conceitos de OUTS, ODDS E POT ODDS

OUTS - Número de cartas que podem melhorar a sua mão.

Exemplos:
Você com em um flop = 6 outs - 3 Ases e 3 Reis te ajudam
Você com: em um flop :7 :T :K = 2 outs - 2 quatros restantes para você trincar
Você com: em um flop = 15 outs - 9 cartas de paus para o flush + 3 :8 e 3:K para sequência, perceba que são apenas 3 de cada carta para sequência uma vez que o e o já estão contabilizados nos outs para o flush

Entendido isso, vamos para o conceito de ODDS que é a representação matemática da probabilidade dos seus OUTS baterem no turn ou no river.

A forma correta para o cálculo das odds é relativamente complexa para se utilizar durante o jogo e por isso foi criada a regra do x2 e x4, para facilitar a nossa vida quando precisarmos desse cálculo. A fórmula de cálculo seria mais ou menos assim para 6 outs no flop:

Outs / número de cartas restantes = 6 / número de cartas no baralho(52) - cartas da mão(2) - cartas no flop(3), portanto, 6/47 = 12,76% esse é o percentual que você tem para acertar sua mão no turn, ai para complementar suas chances até o river, você irá somar esse número à 6 / número de cartas no baralho (52) - cartas na mão (2) - cartas na mesa (4) x 100 - % de vezes que você já acertou a mão no turn (12,76%) = 6 / 46 x (87,24%) = 11,34%. Somando os 2 valores você encontra suas odds no flop = 24,1% ....... chato né, complicado, portanto vamos aplicar a regra do x2 x4

Odds para acertar sua mão no turn com 6 outs = 6x2 = 12% (veja que no cálculo o correto seria 12,76%)
Odds para acertar sua mão até o river com 6 outs = 6x4 = 24% (veja que no cálculo o correto seria 24,1%)

Então essa regra nada mais é do que uma forma muito mais simples de calcular suas odds de forma bem aproximada!!

Retomando os exemplos lá de cima vamos aplicar essa fórmula para descobrir nossas odds para completar a nossa mão até o river.

em um flop = 6 outs - odds no flop = 6x4 = 24% e odds no turn = 6x2 = 12%
em um flop :7 :T :K = 2 outs - odds no flop = 2 x 4 = 8% e odds no turn = 2 x 2 = 4%
em um flop = 15 outs - odds no flop = 15x4 = 60% e odds no turn = 15x2 = 30%

Espero que até aqui o conceito de OUTS e o cálculo de ODDS já estejam mais claras, agora vamos entender as POT ODDS, que nada mais é do que a relação do valor que você precisa pagar comparado com o valor do pote.

Exemplo:
Em um pote de $50 o seu oponente aposta $10, então você precisa pagar $10 para um pote de $60, ou seja, 10-60 = 1-6, ou seja, suas pot odds são de 6 para 1 ou 6:1

Em um pote de $100 o seu oponente aposta $50, então você precisa pagar $50 para ganhar os $150 do pote, ou seja 50-150 = 5-15 = 1-3, ou seja, suas pot odds são de ganhar $3 para cada $1 que apostar = 3:1

Agora o X da questão é: Como juntar isso tudo e aplicar? Para isso vou usar o exemplo de mão 1 e simular duas situações.

Você com em um flop

Já sabemos então que temos 6 outs aqui e nossas odds para melhorar a nossa mão aqui no flop é de 24% de acordo com a nossa regra x4x2 certo?

No pote tem $50 e o seu oponente apostou $10, então como já vimos acima temos POT ODDS de 6:1 e agora para saber se pagar aqui é lucrativo no longo prazo, vamos comparar as POT ODDS com a propabilidade de acertarmos nossa mão até o river que aqui é de 24%, ou seja, em 100 vezes vamos acertar 24, ou, em 4 vezes vamos acertar 1. Aqui é importante saber que suas odds não são 4:1 e sim, pensar em 4 jogadas vou errar 3 e acertar 1 e portanto a relação de acertos é de 3:1.

Comparando as POT ODDS com as suas ODDS da mão 6:1 x 3:1, no caso, como as odds do pote são maiores do que a probabilidade de você errar a sua mão, é correto pagar para ser lucrativo no longo prazo.

Vamos simular essa situação 100 vezes:

Você terá pago um total de ($10 x 100) $1.000 para ganhar ($60 x $100) = $6.000
Você irá errar sua mão (100-24%) 76 vezes e perderá sua aposta $10 x 76 = $760
Você irá acertar sua mão 24 vezes e ganhará o pote de $60 = $1.200
como você pode perceber, essa é uma jogada lucrativa no longo prazo pois você tinha boas pot odds para pagar.

Agora se seu oponente apostasse $30 no mesmo pote de $50?
Nesse caso as pot odds seriam de 2,6:1 e suas odds da mão 3:1, como as pot odds são menores do que a probabilidade de você acertar sua mão, essa jogada traria prejuízo no longo prazo, vamos transformar isso em números e simular as mesmas 100 vezes.

Você terá pago um total de ($30 x 100) $3.000 para ganhar ($80 x 100) $8.000
Você irá errar sua mão (100-24%) 76 vezes e perderá sua aposta $30 x 76 = $2.280
Você irá acertar sua mão 24 vezes e ganhará o pote de $80 = $1.920
como você pode perceber, essa é uma jogada perdedora no longo prazo pois as vezes que você acertar sua mão não cobrem o que você gastou nas vezes que errou.

Só para deixar claro, os exemplos e simulações que apresentei são superficiais e não envolvem os conceitos de estilo de jogo do oponente, nem leituras e nem as implied odds e apostas no turn e river, são apenas para tentar facilitar o entendimento dos conceitos de OUTS, ODDS e POT ODDS e sua aplicação.

Sugiro que após ler esse post você estude novamente o artigo do Curso Intermediário
[/URL] http://www.intellipoker.com.br/artic...ds-Outs?page=1 e tente entender melhor a tabela de odds e outs da página 4 http://www.intellipoker.com.br/artic...ds-Outs?page=4

Entendendo como utilizar esses conceitos imprima a tabela e deixe à mão enquanto joga e tente colocar o que aprendeu em prática.

Espero ter ajudado se é que não atrapalhei mais ... lol ... e qualquer dúvida é só postar aqui!!

Abraços e boa sorte nas mesas!

P.S. - E ainda falam que poker é sorte né!!

Last edited by xande_br; 20-06-2012 at 21:04..

Antigo
07-11-2011, 19:54
(#3)
Asgard_Sky's Avatar
Bom cara vc deveria pagar pq suas pot odds são mais altas do que as odds para melhorar a mão, mas a sua conta ali das odds estão erradas, como vc leu eu disse que o meu primeiro post está certo pq vc ñ deve descontar os ases e reis para o flush pq eles ja estão incluidos (os que estão na sua mão) então sobra 3 Ases e 3 Reis no baralho!!!
Daí a conta é o seguinte:

6 cartas vistas = 2 da sua mão e 4 no bordo
52 cartas no baralho = 52-6 = 46
18 outs (as cartas boas)
46-18 = 28 (cartas ruins)
28/18 = 1,555 para 1

Sendo que as Pot Odds são de 2,285 para 1 (1600$/700$) e as Odds 1,555 para 1 vc deve pagar!!!!!
Vendo a tabela que o Xande postou fica mais fácil ai é só comparar com as pot odds e ja era!!!!!!!!
É só jogando assim que com o tempoo fica fácil!!!!!!!
Falou!!!!

Antigo
07-11-2011, 21:44
(#4)
xande_br's Avatar
(Coordenador)
Citar:
Postado originalmente por Asgard_Sky Ver Post
Bom cara pelo que eu entendi é isso: (se eu tiver errado é só falar!)
No pote tem 900$ e o oponente aposta 700$ (isso no turn)
Eu tenho Ah e Kh
Bordo: 7s-Qh-3c-Th

Pot Odds = 700$ para ganhar 1.600$, 2,285-1
Odds para melhorar= 9 cartas de copas+3 valetes+3 ases+3reis = 18 cartas de 46 ñ vistas
18 cartas boas e 28 ruins = 1,555-1 (fiz na cauculadora kkkkkk)
Nesse caso eu devo pagar a longo prazo como vc disse pq as Pot Odds são mais altas que as Odds para melhorar a mão certo!

Mas eu queria saber se esse cauculo é seria as Implied Odds ou as Odds Implícitas é outra coisa? Eu procurei na net mas só achei artigos bem básicos mesmo e la só diz que Odds Implicitas são Odds futuras?????

Também queria saber o que são outs para blefe, pensei que blefe era só baseado na leitura do oponente e na sua imagem a mesa???

Valeu, ajudou muito, se eu tiver errado pode falar ai kkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!
Vamos lá!!!

POT ODDS de 2,28:1 OK
SEUS OUTS = 18 OK
SUAS ODDS DA MÃO: 1,55 OK

Se você tem 18 outs e uma carta por vir, aplicando a regra do x2 então você tem aproximadamente 36% (na ponta do lápis 39,1%) de chances de acertar a sua mão na próxima carta, ou então, 1,77:1 (1,55:1 na ponta do lápis) e portanto o call é correto no longo prazo.

Asgard Odds Implícitas são outros 500 e que já envolvem leitura e tudo mais. Por exemplo, a partir do momento que eu tenho um flush draw em um bordo e sei pela forma e estilo do meu oponente que ele tem :A :K ou :A :Q ou até mesmo :A :X e que ele ainda tem uma quantidade razoável de fichas e em eu acertando o meu flush vou conseguir extrair mais fichas dele em apostas futuras,portanto, mesmo em determinadas situações eu posso pagar sem as odds corretas, pensando nas odds implícitas que eu tenho se acertar minha mão.

Quanto às odds para blefe, não tenho certeza mas acredito que você possa estar se referindo ao semi-blefe. Vamos aproveitar o mesmo flush draw e o seu oponente deu check no flop e é a sua vez de falar e você mesmo sem nada na mão aposta com o seu flush draw para tentar puxar o pote ali mesmo e no caso de o seu oponente te dar o call, você ainda tem muitos outs para acertar no turn e river, portanto você blefou independente da leitura do oponente, mas com o respaldo de ainda ter vários outs para completar a sua mão.

Espero que seja isso e desculpe a demora para responder!!

Abração!

Antigo
08-11-2011, 20:31
(#5)
crisinha02's Avatar
Since: Oct 2011
BronzeStar
Viu Asgard, eu tinha razão no exemplo citado pelo xande: se tinha 50 no pote, vilão apostou 10 = odds de 6/1, tanto que xande retificou o exemplo. Fiquei satisfeito de ter notado esse engano, sinal de que estou aprendendo, e vou falar uma coisa: não achei fácil não, pode ser que com o tempo, após muito estudo, isso fique meio automático. Valeu.

Ô xande, postamos praticamente juntos, não tinha visto seu último post. Agradeço o elogio, e sábado de manhã é sinistro. Com relação ao prêmio, qualquer que seja, aceito de bom coração heheheheheh, nada como um premiozinho pra ajudar a alavancar o banckrol. Um abraço.

Last edited by tempolivre; 09-03-2013 at 19:03..

Antigo
09-12-2011, 19:11
(#6)
TeTeuEx's Avatar
Since: Aug 2010
ai vamos do começo sou meio lerdo kk
Pra calcular OUTS (Cartas provaveis que podem virar)
no

Ex:To no Flop com 6 outs para virar cartas no TURN OU NO RIVER = 6 x 4 = 24

Agora tou no Turn 6 OUTS pra virar cartas no RIVER = 6 x 2 = 12 isso??

O resto ficou meio complicado pra mim n saquei mto bem na parte se devo continuar ou parar alguem ta afim de explicar melhor?

Last edited by TeTeuEx; 09-12-2011 at 20:09..

Antigo
10-12-2011, 01:11
(#7)
Asgard_Sky's Avatar
Po ñ vi que tinha a pagina 2 kkkkkkk!!!!!!!!
Valeu por responder xande e crisinha vc esta certa se tinha 50 no pote e o vilão apostou 10 o pote fica com 60 e vc precisa colocar mais 10 = 6-1!!!!!!!
Valeu!!!!

Antigo
10-12-2011, 02:33
(#8)
xande_br's Avatar
(Coordenador)
Caracaaaaaaaa nem eu tinha visto que tinha 2 páginas já!! Achei que o Crisinha02 nem tinha dado bola pro prêmio ... kkkkk

Agora vamo lá quero ver todo mundo ajudando o TeTeuEx também!!!

TeTeuEx você tá misturando tudo ... OUTS e ODDS

Outs = Cartas qeu podem melhorar sua mão ..... leia novamente o meu post aqui ou a página que fala especificamente sobre isso no Curso

ODDS = Probabilidade dessas cartas baterem, aí sim vc aplica a fórmula x4 ou x2

Então se no flop você acredita que tem 6 Outs para melhorar sua mão, um exemplo seria:

Você tem e o flop é , ou seja, você não acertou nada mas ainda tem mais 3 Ases e 3 Reis no baralho que podem aparecer e te dar uma mão vencedora = 6 OUTS

Sabendo esse número de OUTS você pode calcular as ODDS. Uma forma simples é essa de multiplicar o número de OUTS por 4 para encontrar o % para Turn + River e por 2 apenas para mais uma carta.

Seguindo o exemplo dos seus 6 OUTS

A probabilidade de você acertar um dos 6 até o River (turn + river) é de 6x4 = 24%

Aí vamos supor que no Turn não veio nenhum dos Ases ou Reis que vc precisa, então resta apenas o River (1carta) para você acertar, e então o cálculo da probabilidade de você acertar esse River é 6x2 = 12%

Se ainda não entendeu pode mandar bala nas perguntas e exemplos!!!

Avisando a todos que a equipe de instrutores já está praticamente montada para começarmos os treinamentos ao vivo aqui na IntelliPoker e minha opinião pessoal é que o nível técnico deles é bem legal e estarei reforçando para fazerem uma sessão de treinamento ao vivo específica para OUTS / ODDS E POT ODDS.

Agora estamos todos tendo trenamento com software que vai ser utilizado e sistema de calendário e tudo mais, penas estarmos chegando no período de Festas, mas no começo de Janeiro já estará rolando e acho que vocês vão gostar!!

Abraço

Antigo
10-12-2011, 11:27
(#9)
TeTeuEx's Avatar
Since: Aug 2010
Agora sim entendi hahah, tipo outra pergunta agora tava vendo aqui continuando
tenho 24 % das cartas vim pro TURN ou RIVER
a minha probabilidade de perda é 100% - 24% = 76% isso?,desculpa ai se to sendo chato haha

Antigo
10-12-2011, 16:17
(#10)
xande_br's Avatar
(Coordenador)
Sim teoricamente é isso ... claro que isso não é exato, no caso do exemplo que eu dei, obviamente que se o seu oponente já tiver feito 2 pares ou uma trinca ou até mesmo tiver um A9, os seus outs já não servem pra muita coisa. Por isso o poker não é apenas matemática, nem sorte, nem somente habilidade ... é uma combinação de vários conhecimentos técnicos e psicológicos e isso que nos encanta nele!