Home / Community / Fórum / JOGADAS E ESTRATÉGIAS / Sit and Go's / Estratégias /

18 men $15 - QQ já ITM contra push (ESTUDE ICM)

Antigo
18 men $15 - QQ já ITM contra push (ESTUDE ICM) - 12-04-2012, 19:30
(#1)
tempolivre's Avatar
Since: Feb 2012
(Super Moderador)
Este tópico é um exercício proposto no link abaixo:

QQ no BB x Push do CO na bolha (MÃO INTERATIVA)

18 men = Torneio de 18 jogadores

Range estimado do CO: TT+, AJs+ e AQ+

Blinds 250/500 (sem antes pra facilitar)

SB 5000
BB 8400
CO 9000
BU 4600

Estou no BB e recebo

CO Shove 9000, fold, fold, Hero ???

E agora, call ou fold? Mas tem que demonstrar o motivo!!!

Last edited by tempolivre; 09-10-2013 at 22:29..

Antigo
12-04-2012, 20:39
(#2)
Asgard_Sky's Avatar
Since: Apr 2011
Call, todo mundo esta itm, apesar dos stacks do SB e BU estarem com -10bb, sua mão tem boa equidade sobre esses ranges, (ñ sei muito de ICM, ñ usei a calculadora tbm), aguardando comentários!

Antigo
12-04-2012, 20:44
(#3)
Asgard_Sky's Avatar
Ñ vi no outro tópico vc explicando como aplicar o ICM, vou ler depois volto com outra opinião, talvez....!

Antigo
12-04-2012, 21:17
(#4)
WisebrPoker's Avatar
Since: Mar 2012
Acho que vou fazer um double post, mas é por um bom motivo.

Bem, seguindo o outro topico, era CALL.
Porque?
Bem, baseando no outro topico, vimos que o FOLD era a melhor coisa a fazer. A diferença entre os dois é que ja estamos no ITM e temos mais fichas, apesar que perdemos elas, sairemos do torneio.
E se ganharmos, praticamente o torneio ja ta garantido.

Entao acredito que a opçao correta a fazer o CALL.

Mas como disse antes é sem usar ICM, Calculadora de Odds e etc. O proximo sera com essas informaçoes.

Antigo
12-04-2012, 22:45
(#5)
WisebrPoker's Avatar
Respondendo com informaçoes...

Como o tempo disse no outro topico, temos que ve primeiro nossas odds e os cenarios:

Odds:

Cenarios:

1 - Fold
2 - Call/Win
3 - Call/Lose

Seguindo as informações temos:

Analisando os cenarios

De optamos pelo fold, o nosso stack passa a valer 27,04% do prize pool que é de $270 (18 jogadores pagaram $15), ou seja, com o fold o nosso stack vale $73.00
Quando pagamos e ganhamos, o nosso stack passa a valer $95,60.
Somos eliminados quando pagamos e perdemos, logo o nosso prêmio é o do 4 lugar!

Vimos que nosso par de damas vencerá 56% e perderá 44% (56/44), então fazemos as contas:
56% de $95,60 (Call/Win) + 44% de $0 (Call/Lose) = $53,53

Entao temos o nosso valor do stack quando pagamos a aposta, e como ele é menor que o valor de quando damos o fold ($53,53 < $95,60), devemos foldar a nossa mão.

Antigo
13-04-2012, 02:17
(#6)
tempolivre's Avatar
(Super Moderador)
WisebrPoker, o raciocínio está bom e não passou tão longe. Vou deixar mais gente se manisfestar e depois volto para comentar.

Bora pessoal, não precisa ter vergonha de errar!!!

Antigo
21-04-2012, 06:08
(#7)
falcao347's Avatar
BronzeStar
o valor do nosso stack quando pagamos a aposta é menor que o valor de quando damos o fold devemos foldar a nossa mão.

55,42% de 112,35 (call/win)=R$62,26<R$76,36 de cenario fold.

Antigo
hmmm - 21-04-2012, 16:51
(#8)
braianxde's Avatar
BronzeStar
Para mim eu daria Fold ... Motivo Alem de ser o segundo com mais fichas na mesa , tendo mais chances de esperar uma mao boa aparecer e tals , alem dos outros dois jogadores terem mto menos fichas, e outra tmb tem a pressao de estarem na bolha e nessa fase eu acho que ninguem seria loco de bleffar e nao levar nenhum premio caso perdesse... Mas tudo dependeria do historico de maos jogadas e pelo estilo de jogo do CO....

Antigo
22-04-2012, 04:34
(#9)
tempolivre's Avatar
(Super Moderador)
Citar:
Postado originalmente por Asgard_Sky Ver Post
Ñ vi no outro tópico vc explicando como aplicar o ICM, vou ler depois volto com outra opinião,
[x] talvez....!
WisebrPoker, você cometeu um dos erros que eu esperava que o pessoal cometesse, embora tenha comentado no seu seu texto que já estamos ITM. O payout de um 18 men é 40/30/20/10, então no cenário Call/Lose o Hero fica com 10% da premiação. Outro pequeno erro foi no cenário Call/Win.. o CO fica com 600 fichas, não 500. É legal sempre observar o Total Chips pra conferir se os stacks estão corretos.

falcao347, vou fazer as contas agora, mas tem algo errado na sua colocação. Infelizmente você não colocou toda a sua linha de raciocínio, seria mais fácil de eu enxergar o que está faltando.

braianxde, o intuito deste tópico é analisar matematicamente se é melhor pagar ou dar o fold, baseado no modelo de ICM passado no outro tópico. Este é um tópico didático para entendermos algumas coisas, como:

>.> O quanto o range do vilão impacta nas nossas decisões. Pode incluir neste ponto a importância de prestar atenção enquando jogamos e de fazer notas.

>.> Ter um primeiro contato mais profundo com o ICM e entender a diferença entre cEV (calculadora de odds) e $EV (calculadora de ICM)

>.> Ver através do ICM que quando enfrentamos outro vilão, os jogadores que não se envolveram ganham mais dinheiro do que a gente. Por isso usei QQ no tópico anterior, pois é uma mão muito próxima do limite entre Call ou Fold, além de ser uma mão muito forte.

>.> Oferecer aos membros uma maneira de aferir as suas decisões quando estiverem fazendo uma revisão de sessão. Numa primeira impressão pensamos que são muito cálculos, que seria inviável usarmos estes conceitos, mas não é verdade, com o tempo não gastamos 3 minutos pra montar os cenários e analisar uma mão de maneira mais profunda. (pelo menos enquanto não compramos o SnG Wizzard)

Entre outros fatores que não vou citar por estarem em planos futuros...

Pra quem por algum motivo não percebeu, este tópico é uma sequência do link abaixo:

QQ no BB x Push do CO na bolha (MÃO INTERATIVA)

Como no tópico anterior, só vejo 3 possibilidades para o Hero:

1 - Fold

Stack vale $73.01

2 - Call/Win

Stack vale $95.46

3 - Call/Lose

Este nem precisa calcular, o Hero fica com 10% do prize pool, logo:

Prêmio = $27.00

Arredondando a equidade para 56/44

56% de $95,46 + 44% de $27 = $65.34

EqCall$ = $65,34

EqFold$ = $73.01

FOLD > Call

NOTA - Percebam que quando o Hero paga a aposta e mais que dobra as fichas quando ganha, o valor do seu stack não dobra, tem apenas um acréscimo de $22.45

Ao mesmo tempo, quando paga a aposta e perde a diferença é de $46.01 . Isso se deve ao fato de o prêmio máximo ser de apenas 40% do prize pool e demonstra uma célebre e importante frase:

As fichas que perdemos valem mais do que as fichas que ganhamos

Este conceito é importante demais para todo jogador de SnG, gravem esta frase.

Como exercício mental, voltem no tópico anterior e observem as alterações em $$$ do valor do stack dos não envolvidos na mão. Percebam que são eles os maiores favorecidos com o nosso call.

.

Last edited by tempolivre; 22-04-2012 at 05:04..

Antigo
22-04-2012, 15:53
(#10)
Asgard_Sky's Avatar
Foi mal ñ ter comentado, mas ñ entendi muito bem, vou ler alguma coisa a respeito pra ver se entendo melhor, vlw!

Uma duvida aqui, pq o CO no cenário call/win fica com 600 fichas observando o total fichas?

O call/loose é +44% de $27? é que seguindo o seu exemplo é 0 e ñ 27? (Seria pelo fato de que no outro exemplo se o hero perdesse ele ñ chegaria itm, como nessa mão, só queria que vc confirmasse hehe?) (Eu Disse que ñ entendi mesmo)!

Vlw

(juntei seus posts em apenas um - tempolivre)

.

Last edited by tempolivre; 22-04-2012 at 18:36..