Home / Community / Fórum / APRENDIZADO / Dúvidas e Dicas para Iniciantes /

Tutorial Excel - Criando sua planilha de dados

Antigo
Tutorial Excel - Criando sua planilha de dados - 26-04-2012, 01:11
(#1)
Figo9312's Avatar
Since: Dec 2011
BronzeStar
Muita gente não conhece e/ou não sabem para o que serve e como funciona a planilha do microsoft Excel.

Ela é muito útil para guardar seus dados,sejam de cash game,torneios ou SnG's,para que você tenha informações precisas sobre seus lucros,sua eficiencia em certos torneios ou até mesmo para uma eficaz gestão de bankroll

Irei criar aqui um pequeno e básico tutorial sobre o excel,que deve lhe dar plenas habilidades para criar e manter sua planilha de dados sobre sua jogatina.

Vale a pena lembrar que a planilha do Microsoft Excel é encontrada em praticamente todos os computadores.

Então vamos começar:

O que é o EXCEL?

O Excel é um programa de planilha eletrônica que reconhece as informações e com elas faz cálculos,equações, tabelas e outras coisas.
Ele te salva várias horas de calculos manuais,e dores de cabeça;

No caso do poker,alguns dados são essenciais para a análise do seu jogo.A imagem abaixo mostra o modelo de planilha que uso

(Data dos torneios,o tipo de jogo,o número de mesas jogadas,buy-in para a mesa,n°de mesas finais,n° de vezes in the money,valor gasto com esses torneios,o valor ganho,a duração da sessão,o retorno de investimento da sessão(Return on Investiment),Porcentagem de torneios ITM,e o ganho por hora,medido em $$/h, e separadamente o ROI,a taxa ITM,e o ganho por hora de todas as sessões.)

A maioria desses dados são muito simples,apenas requerem que o usuário os insira,mas o ROI,a taxa ITM e o ganho por hora requerem fórmulas.As duas primeiras são usualmente usadas em porcentagem.Para botá-las em porcentagem no programa,simplesmente selecione a célula e clique no símbolo de porcentagem na barra de formatação.
Do lado do símbolo de porcentagem,há a opção de botar certos valores em moedas,como U$ ou até mesmo R$,mas não o faça pois isso impedirá o programa de fazer equações com estes valores.

As três fórmulas acima são as seguintes:
ROI = (Valor ganho - Valor gasto) / Valor gasto (lembre-se que em programas como esses as equações seguem uma ordem como multiplicação e divisão antes de soma e subtração,por isso a necessidade de parênteses nas equações acima)
Taxa ITM = n° de ITM / n° de torneios
Ganho por hora = Valor Ganho / Duração

para adicionar essas equações no programa,selecione a célula(retângulo) coloque um "=" primeiramente.Depois disso,você pode segurar o control e clicar na célula que deseja na equação.Por exemplo o ROI, no meu modelo acima, a fórmula ficaria "=(H2-G2) / G2".A taxa ITM ficaria "=F2/C2" e o ganho por hora ficaria "=H2/I2".Repare que se você altera o valor da célula,o resultado da equação também se altera.

Para adicionar o ROI,Taxa ITM e ganho por hora à outras linhas,não é necessário reescrever as fórmulas,basta arrastar a célula para baixo(selecione a célula,vai aparecer uma cruz no canto inferior direito da celula.Clique ali e arraste-a para baixo).A fórmula se atualiza automaticamente para qualquer linha que desejar.Por exemplo se você quer adicionar o ROI para a linha 3,basta arrastar a célula que preencheu com a fórmula da linha 2 para a linha 3,e assim a fórmula na linha 3 ficaria "=(H3-G3)/G3"

Já o ROI,taxa ITM e ganho por hora total,são um pouco mais complicados.
Por exemplo o ROI Total é a soma de todos os valores ganhos menos a soma de todos os valores gastos sobre a soma de todos os valores gastos.Para fazer tal calculo,é necessário que na própria equação se realize a soma de uma coluna inteira,com tantos numeros quanto o usuário quiser.Para isso faremos a equação de tal maneira: "=(SOMA(H:H)-SOMA(G:G))/SOMA(G:G)".Soma(H:H) significa que estamos somando todas as células da coluna H.Assim,caso seja adicionado outra linha(adicionando mais uma célula para a coluna G e H),automaticamente o ROI Total é calculado com os novos valores,atualizando todos os dados de maneira instantânea e muito prática
.

O modelo que fiz foi para SnG's,que é o que jogo,mas você pode adaptar à qualquer tipo de jogo que prefira,com as informações que passei acima

Depois de pronto e se você quiser personalizar sua planilha,melhorando o visual,com bordar,cores e tudo mais,o excel facilita sua vida.Na barra de formatação,há as ferramentas necessárias para tal trabalho.

Com tudo terminado,é hora de jogar,jogar,jogar e atualizar seus dados na planilha,calcular sua eficiência nas mesas,e se tiver algum problema,procure o fórum,faça a correção ,estude e continue com o jogo.Não há chance de perdas a longo prazo,se você se dedica,e tem uma boa instrução.

É isso ai galera,espero que tenham gostado,desculpa se esqueci alguma coisa ou se errei o português.Tive que cortar o começo,com o tutorial basicão do Excel,por problemas técnicos,mas não deve dificultar o entendimento do texto.Qualquer dúvida pode perguntar que eu irei procurar responder.

Abraços.

Antigo
26-04-2012, 01:37
(#2)
peruibepoker's Avatar
Since: Nov 2011
ChromeStar
Muito boa, eu uso uma aqui, porém não tão complexa mas muito útil, vou dar uma adaptada na minha com algumas informações da sua. Obg pela colaboração.

Antigo
26-04-2012, 12:30
(#3)
tempolivre's Avatar
Since: Feb 2012
(Super Moderador)
É muito bom quem ainda não tem um tracker usar uma planilha para registrar as sessões. Mesmo que não coloque as fórmulas, mas ter arquivado número de torneios, BI, ITM, ganho e tempo de sessão é muito importante pra acompanhar a evolução.

.

Last edited by tempolivre; 26-04-2012 at 23:13..

Antigo
26-04-2012, 18:17
(#4)
WisebrPoker's Avatar
Since: Mar 2012
E eu achando que minha planilha tava bunitinha.... ;s
Ta muito bem feito Figo.
Parabens

Antigo
28-04-2012, 15:27
(#5)
Figo9312's Avatar
Since: Dec 2011
BronzeStar
acho que as mais importantes informações na planilha são o ROI e o ganho por hora total,mas temos que lembrar que com uma amostragem pequena de torneios não podemos tirar nenhuma conclusão com esses dados

Antigo
19-09-2012, 02:27
(#6)
poltts's Avatar
Since: Jun 2010
Muito bom, já montei a minha (acho que ta certo hihih) e to usando...

Dúvida:
Taxa ITM total seria: =(SOMA(F:F)-SOMA(J:J))/SOMA(J:J)
Ganho p/ hora total seria: =(SOMA(H:H)-SOMA(L:L))/SOMA(L:L)

Revendo minha planilha tinha feito diferente esses dois últimos, tinha só somado o ITM e o ganho por hora mas agora editei pra formula de cima, seguindo o padrão do ROI total, é isso mesmo??
Se alguém souver responder...

Abçs

Last edited by poltts; 19-09-2012 at 05:13.. Raz: adicionar dúvida

Antigo
20-10-2012, 01:12
(#7)
tempolivre's Avatar
(Super Moderador)
Nossa poltts, não tinha visto a sua dúvida. Eu não uso o Excel, uso o BROffice (gratuito) como pacote de office, algumas sintaxes são diferentes. Mas de qualquer maneira ambas as fórmulas parecem estar erradas, mas a imagem do primeiro post já não aparece.

Hummm... faltou apenas informar para formatar a célula do resultado para porcentagem. Mas leia ROI onde vc escreveu Taxa ITM, isso se a coluna F for o total de premiações e a J o total investido. Sumiu a imagem do primeiro post e isso dificultou um pouco.

Não entendi o que você quis fazer na fórmula ganho por hora (hourly rate), neste caso basta dividir o lucro do dia pelo número de horas jogadas e deixar a célula como geral.

Engraçado, não tinha visto o seu post, desculpe a falta de atenção...

Antigo
20-10-2012, 05:40
(#8)
poltts's Avatar
Since: Jun 2010
Tranquilo tempo, eu editei o post com a dúvida deve ter sido por isso que tu não viu rsrs

então...tirei um print do modelo que ta mostrando a formula do roi total

seguindo essa parte:

Citar:
Postado originalmente por Figo9312 Ver Post

Já o ROI,taxa ITM e ganho por hora total,são um pouco mais complicados.
Por exemplo o ROI Total é a soma de todos os valores ganhos menos a soma de todos os valores gastos sobre a soma de todos os valores gastos.Para fazer tal calculo,é necessário que na própria equação se realize a soma de uma coluna inteira,com tantos numeros quanto o usuário quiser.Para isso faremos a equação de tal maneira: "=(SOMA(H:H)-SOMA(G:G))/SOMA(G:G)".Soma(H:H) significa que estamos somando todas as células da coluna H.Assim,caso seja adicionado outra linha(adicionando mais uma célula para a coluna G e H),automaticamente o ROI Total é calculado com os novos valores,atualizando todos os dados de maneira instantânea e muito prática
na primeira vez que li o post fiz o roi total como está acima mas nos outros dois total apenas coloquei soma do itm e ganho por hora e percebi que deu resultados diferentes então veio a dúvida se tá certo assim :
taxa itm total : =(SOMA(F:F)-SOMA(J:J))/SOMA(J:J)
ganho hr tot : =(SOMA(H:H)-SOMA(L:L))/SOMA(L:L)

ou apenas somar as colunas taxa itm e ganho por hora para chegar ao valor de taxa itm total e ganho hr tot ?

Abçs

Antigo
20-10-2012, 10:17
(#9)
tempolivre's Avatar
(Super Moderador)
Citar:
Postado originalmente por poltts Ver Post
1 - taxa itm total : =(SOMA(F:F)-SOMA(J:J))/SOMA(J:J)

2 - ganho hr tot : =(SOMA(H:H)-SOMA(L:L))/SOMA(L:L)
1 - Define taxa ITM total pra mim. Que valor você dará entrada em F1? Qual fórmula está em J1? Esta fórmula em M1 não chega a lugar nenhum, não entendi que resultado deseja com ela. Se a intenção é calcular o ROI a fórmula é (Premiação Total - Total Investido) / Total Investido (em %).

2 - Ganho hr Tot vc pode escrever hourly rate ou $/h. Esta fórmula também está errada, você precisa em H1 Premiação Total - Inventimento Total e depois dividir pelo tempo total que jogou. Em G1 deve ter uma fórmula que traga este resultado.

.

Antigo
20-10-2012, 17:27
(#10)
AmIUNLucky?'s Avatar
Since: Oct 2012
Ops, tópico interessante, já deu pra dar um Up na minha tabela no excel, pra melhorar vou tentar fazer um gráfico de ganhos/perdas (excel não é meu forte).
Obg pela ajuda em achar o tópico tempo.