Antigo
Análise de Variância - 27-04-2012, 21:18
(#1)
giludi's Avatar
Since: Apr 2012
Saudações Colegas !!!!

Estou de volta com outras dúvidas e espero contar com a ajuda dos colegas mais experientes !!!. Tenho lido a respeito de variância e longo prazo no poquer. Ai vem a pergunta? Qual seria este longo prazo e qual seria um bom número de mãos jogadas para termos uma análise mais fiel da variânca.
Sei que o longo prazo depende do tempo que vc disponibiliza para o jogo, não falo aqui em dias ou semanas, mas em mãos jogadas. Um exemplo: Não tenho mais que 2 horas diárias para jogar(jogar concentrado). Pela média acredito que consigo ver de 150 a 200 maõs nestas duas horas (estou errado ?). Fazendo uma média mensal temos ai de 4500 a 6000 mãos. Isso seria suficiente para uma análise da variância?.

Saudações a todos !!!!

Antigo
27-04-2012, 22:17
(#2)
tempolivre's Avatar
Since: Feb 2012
(Super Moderador)
Nossa giludi, eu acho essa questão tão complexa que fica até difícil de responder. Uma coisa é a dispersão estatística de algo como o cara ou coroa, afinal não existem habilidades a serem desenvolvidas, questões psicológicas a serem consideradas e tantos outros fatores que no poker impactam no valor esperado. No cara ou coroa um matemático pode te dizer que depois de X lançamentos a valor encontrado estará MUITO próximo do valor esperado, chegando num ponto onde eles sejam virtualmente idênticos. Mas no poker a coisa complica.

Ahhh... esqueci de uma coisa, não sou expert em matemática, apenas conheço o básico.

Voltando ao assunto. Existem algumas questões que influenciam, como:

> Você desenvolve a sua habilidade
> Pode desenvolver um maior controle psicológico
> Passa a utilizar ferramentas que te auxiliem nas análises das jogadas
> Escolhe melhor as mesas em que vai jogar

Isso entre outros fatores que possam influenciar na sua winrate.

Eu sugeriria que você de momento não se preocupe com isso. Não sei que limites você joga, mas eu focaria no meu jogo, me preocuparia mais em aprimorar o meu conhecimento sobre o poker. Independente da variância, a winrate que você tem hoje por ser MUITO inferior da esperada no dia de amanhã. Cada vez que você tira algum erro do seu jogo, o seu EV cresce, e isso é fato.

Não vou me aprofundar mais a não ser que você realmente queira conversar a respeito, mas 100.000 não é uma amostra grande para cash, e tem regulares que fazem mais que isso por mês.

Especulando um pouco, se um jogador é perdedor após jogar 40.000 mãos, há uma probabilidade muito alta do problema ser relacionado ao jogo dele, embora não seja impossível a ação da variância mascarar a realidade numa amostra deste tamanho.

Antigo
28-04-2012, 13:14
(#3)
giludi's Avatar
Since: Apr 2012
Valeu tempolivre. Existe um aspecto da varianca no poquer que em um determinado número de mãos todos os jogadores receberam um mesmo numero de cartas boas e ruins (vamos dizer assim). Esse aspecto de "igualdade" na distribuição de cartas para todos os jogadores em um determinado numero de mãos reduz o aspecto sorte no poquer a níveis insignificantes ao longo prazo (correto?). Partindo deste principio, quem tem mais habilidade para jogar na hora certa com as melhores cartas, junto com uma boa análise dos adversários, outs, pott outs, etc. (ou seja tem uma estrategia) teria melhores resultados que os jogadores "comuns". Essa é a teoria que tira o poquer do rol dos jogos de azar. Sei que isso é muito complexo. Mas como eu não tenho muito tempo para jogar neste momento, não sei se no final de um mês de jogo(por exemplo) mesmo eu tenho dobrado o meu Bankroll não saberia de verdade meu nível de jogo. Por outro lado, talvez eu quebre a minha primeira banca mesmo jogando razoavelmente bem.

Apesar se der iniciante não posso entender o poquer como jogo de sorte, apesar de ver mãos que eram impossíveis de serem perdidas. Se um dia eu duvidar do poquer como jogo de habilidade devo parar ou jogar apenas dinheiro ficticio.

Tempolivre, Jogo nos micro limites numa mesa de FH, e só vou sair quando perceber que meu jogo esta evoluindo e que não estou ganhando apenas por uma boa maré de cartas.

Essa discussão é complicada... mas o poker é assim mesmo ... por isso que aprendi a pouco tempo e ja virou um hobby.

att

gilson