Antigo
Question
Equidade - 01-05-2012, 01:44
(#1)
Figo9312's Avatar
Since: Dec 2011
BronzeStar
Acho que equidade é um assunto pouco falado no fórum. Ainda não tenho um bom conhecimento sobre o que é equidade,quando e como deveriamos usá-la, e quão importante é este assunto.

Por favor quem souber mais peço que me explique aqui no tópico

Antigo
01-05-2012, 02:02
(#2)
tempolivre's Avatar
Since: Feb 2012
(Super Moderador)
Falamos sobre Outs, Odds e Equidade no tópico abaixo:

http://www.intellipoker.com.br/forum...Tabela-de-odds

Também vimos um pouco no curso intermediário:

http://www.intellipoker.com.br/artic...ds-Outs?page=1

E no tópico abaixo eu até fui um pouco mais além:

http://www.intellipoker.com.br/forum...-INTERATIVA%29

Acho que você pode ler o material acima e depois dar continuidade no primeiro tópico caso tenha alguma dúvida. Se quiser pode até dar continuidade aqui mesmo, mas equidade sempre anda acompanhada de outs, odds e range de mãos....

.

Antigo
01-05-2012, 02:21
(#3)
Figo9312's Avatar
BronzeStar
Tá,ja entendi a parte de calculo de outs,odds,peguei o básico do EV e saquei que equidade é a probabilidade de ganhar na situação.

Mas algumas dúvidas surgem como:
Como eu calculo a equidade?

O que seria Fold equity?(assisti um live training no pokerstars.tv e eles falaram muito sobre fold equity,principalmente sobre o tamanho do raise do jogador para roubar os blinds,e quando alguem da um reraise sobre este raise)

Como eu uso essa equidade para determinar se devo pagar,aumentar ou até foldar?

Antigo
01-05-2012, 02:46
(#4)
tempolivre's Avatar
(Super Moderador)
Você usa uma calculadora para calcular a sua equidade.

http://www.intellipoker.com.br/artic...ladora-de-odds

Equidade é a relação entre as vezes que você vai perder, ganhar ou empatar uma mão. (entre outras definições) A gente não faz este cálculo manualmente por causa no número elevado de combinações que teriamos que levar em consideração. Uma calculadora de equidade calcula mais de 1 bilhão de combinações antes de nos retornar uma equidade, passando de 1 trilhão de simulações num único spot.

Então como podemos usar isso enquanto jogamos? Fazendo revisão de sessão, postando mãos e discutindo estratégia aqui no fórum. Depois de tanto estudar, você não vai precisar de uma calculadora pra saber que a equidade de um AKs, contra o range de raise de um jogador tight de UTG é de aproximadamente 45/55.

Reparou a parte importante? Estudar, revisar, discutir, postar... combinação mágica...

Fold equity é a equidade de fold, a porcentagem de vezes que o vilão vai dar fold contra uma aposta sua. Na verdade é um pouco mais que isso, mas entra num campo meio especulativo. Por exemplo, você está numa situação 30/70 mas acha que um blefe passará 50% das vezes.

Como o vilão vai dar fold em 50% das vezes, você ganha 50% da equidade dele de vencer a mão, que no caso daria 35%. Com isso a sua equidade passa de 30 para 65% e a do vilão de 70 para 35%. Esta é uma das maneiras, por exemplo, de explicar a lucratividade do raise pre flop seguido da cbet.

Por que especulativo? Porque é complicado atribuir a frequência de fold do vilão, mesmo com um excelente banco de dados e análise prévia do mesmo.

.

Last edited by tempolivre; 01-05-2012 at 03:21..

Antigo
01-05-2012, 12:07
(#5)
Figo9312's Avatar
BronzeStar
interessante.Vou começar a jogar com a calculadora de outs aberta e começar a praticar mais o uso desse assunto.É uma parte importante do jogo e com certeza vai me ajudar muito

Antigo
01-05-2012, 14:21
(#6)
tempolivre's Avatar
(Super Moderador)
Você NÃO deve jogar com a calculadora de odds aberta, tem coisas mais importantes que você deve prestar atenção enquanto joga. A calculadora deve ser usada depois da sessão, quando for revisar as suas jogadas. De que adianta a calculadora se você não colocar o vilão em um range preciso?

Antigo
01-05-2012, 15:03
(#7)
Figo9312's Avatar
BronzeStar
eu vi isso.Tava jogando e caiu KK pra mim,um cara deu limp antes(limites baixos 15/30 se n me engano) e eu BTN+- aumentei 3BB e ele pagou.Abriu um A no flop e outras cartas baixas,eu c-betei e ele deu um raise de 2 vezes o meu bet.Resolvi dar o call e ver o movimento dele no turn.No turn ele aumentou e eu resolvi dar o fold,por que imaginei que era muito provável que ele estava com um Ax.Mas na calculadores de odds a minha equidade tava em 63%+- contra a range dele. Vou postar a mão daqui a pouco pra analisar,mas acho que devia ter dado um fold no flop.

Last edited by Figo9312; 01-05-2012 at 16:00..