Home / Community / Fórum / GERAL / Metas e Desafios /

[Desafio] Construção de banca em Omaha

Antigo
[Desafio] Construção de banca em Omaha - 01-05-2012, 20:49
(#1)
tempolivre's Avatar
Since: Feb 2012
(Super Moderador)
Neste mês vou iniciar um desafio de subir os limites jogando PLO. Eu sempre gostei de PLO, mas desta vez pretendo estudar mais a fundo, iniciando pelo ABC nos micro limites. Vou iniciar com uma banca de $50 e a meta é chegar nos $5.000. Este desafio não tem prazo para terminar, nem vou dedicar muito tempo a ele, mas tentarei aproveitar o tempo da melhor maneira possível. Creio que jogarei de 1 a 2 horas diárias, pois não posso deixar de lado a minha rotina de torneios. A idéia é não jogar mais de 4 mesas pra focar 100% no jogo.

Modelo de gestão que pretendo seguir:

PLO2 e PLO5 subir com 25BIs e descer com 30BIs
PLO10 e PLO25 subir com 30BIs e descer com 35BIs
PLO50 subir com 35BIs, descer com 40BIs, aumentar o número de mesas para 6 e ficar até os $5000

Irei usar a estratégia big stack, onde 1BI = 100bbs, mas sem ativar o auto rebuy, ou seja, vou deixar o stack cair e jogar middle stack (35 a 50bbs) e short stack (15 a 30bbs) quando couber. Isso vai me forçar a estudar as 3 estratégias e melhorar o meu jogo contra qualquer tipo de estratégia.

Não pretendo jogar Zoom por causa da intenção de observar muito, então estarei sempre sentado nas mesas padrão.

Como ainda não temos um treinador de Omaha na Intellipoker, vou discutir as minhãs dúvidas com amigos, mas sempre vou trazer algo que ache interessante pra cá, seja neste tópico ou na área de discussões estratégicas.

Fiquem a vontade para postar sugestões, críticas, dúvidas a até para participar do desafio se estiver afim de estudar um pouco de Omaha. Depois melhoro este post inicial e até vejo se não há necessidade de alterar algo.

Vamos que vamos!!!

Antigo
01-05-2012, 21:19
(#2)
WisebrPoker's Avatar
Since: Mar 2012
Boa Sorte Tempo!!

Antigo
01-05-2012, 22:38
(#3)
Asgard_Sky's Avatar
Since: Apr 2011
Boa sorte, é bom que a gente aprende algumas coisas na area de omaha tbm!

Antigo
01-05-2012, 23:59
(#4)
tempolivre's Avatar
(Super Moderador)
Citar:
Postado originalmente por Asgard_Sky Ver Post
é bom que a gente aprende algumas coisas na area de omaha tbm!
Pera lá, sou eu quem está tentando aprender... E obrigado a vocês dois, estou quase achando que precisarei de boa sorte sim... kkkkkkkkk

Fiz uma primeira sessão mas optei pelo stop loss ao perder o 4º stack. A sessão começou boa, mas de repente descambou. Confesso que joguei 2 stacks no lixo, o pior é que acho que foi tilt, mas os outros foram perdas inevitáveis.

Joguei poucas mãos e o resultado foi horrível:

A parte do Tilt eu resolvo, mesmo sabendo que em Omaha é tudo mais complicado, é bem mais fácil tiltar, afinal é um jogo onde raramente temos o tanto de equidade que costumamos ter em Texas. Acho que mais complicado será me adaptar neste jogo praticado em PLO2, não apenas pelas bad beats, mas também por saber que tenho certeza que vou tentar algum move na hora errada. Hummmmm.... isso chega a ser bom, afinal o auto controle é fundamental e certamente este aprendizado me ajudará em qualquer variante.

O problema é que vou acabar me enfiando em spots marginais, não tem como. A mão de baixo é um exemplo disso:

Não sou de atolar AAxx fracos PF, mas estes 2 jogadores estavam completamente alucinados, num festival de raises, 3bets, 4bets e 5bets. Então nem pensei 2 vezes antes de ir all in. Esta jogada seria MUITO lucrativa se os 2 estivessem com cartas altas, mas em nenhum spot seria negativa, então é ficha no pano... Eu fiz diversas simulações deste spot e encontrei equidades de 31% a 70%, sendo o pior spot quando eu enfrentar 2 rundows que não cruzem range, mas o range destes 2 definitivamente é random.Mas a pergunta é... vou querer entrar neste jogo de variância monstro???

PokerStars Pot-Limit Omaha, $0.02 BB (5 handed) - PokerStars Converter Tool from FlopTurnRiver.com

saw flop | saw showdown

Hero (Button) ($2.17)
SB ($2.29)
BB ($2)
UTG ($2.91)
MP ($4.92)

Preflop: Hero is Button with , , ,
1 fold, MP calls $0.02, Hero bets $0.08, 1 fold, BB raises to $0.27, MP calls $0.25, Hero raises to $1.09, BB raises to $2 (All-In), MP calls $1.73, Hero raises to $2.17 (All-In), MP calls $0.17

Flop: ($6.35) , , (3 players, 2 all-in)

Turn: ($6.35) (3 players, 2 all-in)

River: ($6.35) (3 players, 2 all-in)

Total pot: $6.35 | Rake: $0.22
Main pot: $6.01 between Hero, BB and MP, won by BB
Side pot 1: $0.34 between Hero and MP, won by Hero

Results:
Hero had , , , (three of a kind, Queens).
BB had , , , (straight, King high).
MP had , , , (one pair, Queens).
Outcome: Hero won $0.33, BB won $5.80

A mão abaixo descreve bem a qualidade do field. Analisando friamente, a minha jogada não foi boa, mas o detalhe é que este vilão estava sempre agredindo mesmo que tivesse apenas TP, por isso achei que meu AQ estivesse bom no flop e estava mais preocupado com um draw de . Eu todo preocupado e no showdown descubro que no flop ele tinha TP com kicker fraco e gutshot que evoluiu pra 2 pares + gutshot no turn. Sem surpresas encontrar outro call no river.

PokerStars Pot-Limit Omaha, $0.02 BB (5 handed) - PokerStars Converter Tool from FlopTurnRiver.com

saw flop | saw showdown

Hero (SB) ($1.13)
BB ($2.80)
UTG ($1.98)
MP ($2.35)
Button ($4.34)

Preflop: Hero is SB with , , ,
1 fold, MP calls $0.02, Button bets $0.04, Hero calls $0.03, BB calls $0.02, MP calls $0.02

Flop: ($0.16) , , (4 players)
Hero checks, BB checks, MP checks, Button bets $0.14, Hero calls $0.14, 2 folds

Turn: ($0.44) (2 players)
Hero bets $0.42, Button calls $0.42

River: ($1.28) (2 players)
Hero bets $0.53 (All-In), Button calls $0.53

Total pot: $2.34 | Rake: $0.08
Main pot: $2.34 between Hero and Button, won by Hero

Results:
Button had , , , (two pair, Queens and eights).
Hero had , , , (straight, Queen high).
Outcome: Hero won $2.26

Esta mão me remete a um pensamento:

Evitar blefes ao máximo, só com muita leitura e contra regulares fracos que eu encontrar pelo caminho.

Sei que foi bom começar o desafio de maneira negativa, isso fortalece e deixa o ego no seu devido lugar. Uma pena ter tiltado, a sessão poderia ser menos negativa, mas faz parte... amanhã tem mais.

Antigo
03-05-2012, 01:42
(#5)
tempolivre's Avatar
(Super Moderador)
Este tópico não será um blog, vai ser mais um bloco de notas pra mim mesmo do que qualquer outra coisa. Também não vou postar gráfico todos os dias, talvez o faça uma vez por semana, mas hoje eu preciso, estou MUITO feliz por voltar ao início de tudo..

NOTA

* Reduzir com urgência VP$IP e PFR

Antigo
03-05-2012, 12:42
(#6)
AABLACKAA's Avatar
Since: May 2012
Oi TempoLivre, estou acompanhando.

Antigo
03-05-2012, 12:47
(#7)
tempolivre's Avatar
(Super Moderador)
Citar:
Postado originalmente por AABLACKAA Ver Post
Oi TempoLivre, estou acompanhando.
Ahaaaaaaaa.... pelo menos um "inimigo" apareceu por aqui.

Não acompanha não, bora participar. Fala aí um pouco sobre você. Como é a sua gestão de banca? Você joga apenas PLO? Tem alguma meta definida? Quanto tempo você joga por dia? Quantas mesas? Quer entrar no desafio? (nossa, te encostei na parede agora)

Antigo
03-05-2012, 19:16
(#8)
AABLACKAA's Avatar
Since: May 2012
Citar:
Como é a sua gestão de banca?
A minha gestão é de 50BIs mas estou pensando seriamente em baixar para 30BIs em PLO 2 e 5

Citar:
Você joga apenas PLO?
Atualmente jogo e estudo somente PLO

Citar:
Tem alguma meta definida?
Me divertir ao máximo e chegar no PLO1K

Citar:
Quanto tempo você joga por dia?
1 a 2 horas por dia

Citar:
Quantas mesas?
6

Citar:
Quer entrar no desafio?
Qual desafio ?

Antigo
03-05-2012, 20:26
(#9)
tempolivre's Avatar
(Super Moderador)
Hummm.... bem ambicioso o Sr.... PLO1K é sonho mesmo, mas eu seria bem feliz como regular de PLO200 ou 400. Na verdade nem faço muito questão de jogar mais caro do que isso.

O desafio é este tópico, olha lá no primeiro post, ir de $50 a $5K. Seria interessante ter mais gente participando, é um incentivo legal. Não é campeonato pra ver quem vai melhor, pouco importa quem subir os limites mais rápido, o importante é a possibilidade de um grupo se ajudar mutuamente. Há vários tipos de interação que podemos utilizar futuramente, como sweat session, revisão, estudo de cenários, entre outros.

Por enquanto, que tal dar a sua opinião no spot abaixo?

http://www.intellipoker.com.br/forum...3%A3o-de-valor

.

Antigo
08-05-2012, 15:19
(#10)
tempolivre's Avatar
(Super Moderador)
SEMANA 1

Cumpri ontem a primeira semana do desafio. Apesar de ter iniciado de maneira assustadora, fechei a primeira num patamar acima do esperado, que eu inclusive não acredito que permaneça. O problema é a amostra minúscula, estar negativo com -20bb/100 ou posito com 30bb/100 dá na mesma, é apenas a ação da variância bem distante de um valor esperado realista.

Como esperado, o field de PLO2 é fácil demais. Este fato nos obriga a jogar 90% do tempo estritamente por valor, utilizando de moves apenas em spots bem específicos. Claro que é um limite onde tomamos as bad beats mais insanas, mas isso é decorrência da característica dos jogadores que mais nos dão lucros, os loose passive. Eles perseguem os draws mais impossíveis sem nunca levar as odds em consideração. Nada a reclamar, quero uma mesa com no mínimo 2 destes, o nome deles é lucro certo, basta ter o psicológico equilibrado e entender que EV é baseado em longo prazo.

Percebi nesta semana que preciso trabalhar mais o jogo posicional. Não gostei das estatísticas que ví e estou trabalhando nisso. Acontece que encontramos em muitas mesas um jogo passivo demais, onde após um jogador dar call a um raise e você fazer uma 3bet, todos que estavam na mão acabam pagando os novos aumentos. Este fato fez com que eu optasse por ver mais flops com menos aumentos, afinal PLO é bem diferente de Texas, não existem mãos com 80% de equidade pré flop e o número de multiway pots é infinitamente maior. Mas os erros que estes jogagores cometem nas streets compensam a perda de equidade. Com isso iniciei a semana jogando 45/15 mas consegui até o final mudar para 37/18. A minha meta para esta semana é deixar algo em torno de 33/22 ou até menos, mas sem deixar a diferença entre VP$IP e PRF acima de 15 (acho difícil eu conseguir muito abaixo na PLO2).

Só pra mostrar como o jogo é light neste limite:

Todo mundo atolando no flop... um com overpair + GS, e os outros com OESD sem ninguém estar protegido com FD. Um deles estava praticamente commited.

Resumindo... parece que PLO2 é jogar muito valor, observar os maníacos que estejam blefando demais pra jogar mais loght contra eles e ter MUITA paciência, no final o lucro é certo.

Início do desafio - 1/7/2012
Banca inicial - $50
Banca atual - $58.41
Mãos jogadas e winrate por limite:
PLO2 - 1381 mãos - 25.95bb/100

Last edited by tempolivre; 16-05-2012 at 15:45..